Páscoa 2022: Por que seu pet não pode consumir chocolates
Páscoa 2022: Por que seu pet não pode consumir chocolates
Em períodos de celebrações como na Páscoa, em que o consumo de chocolates mais que duplica durante o feriado, o alerta dos Médicos Veterinários é pela ingestão do doce nos animais de estimação como cães e gatos. Todos os anos os plantões de clínicas veterinárias recebem atendimentos específicos. Tudo porque uma substância denominada Teobromina e presente no chocolate pode causar diversos prejuízos para o organismo dos pets. "Para os seres humanos a Teobromina é inofensiva. Entretanto, nos cachorros e gatos o chocolate pode gerar sofrimento e causar até o óbito", analisa a Médica Veterinária da Animal Center, Daiana Angeli, Médica Veterinária da Animal Center.
Segundo o mestre em Nutrição e Alimentação Animal, Ives de Carvalho, outro fator são as anomalias complementares. "O consumo de açúcar e gordura pode causar obesidade e doenças como diabetes, provocando sobrecarga do organismo especialmente devido ao fato dos animais possuírem em nível reduzido, nos órgãos como pâncreas e intestino, a enzima amilase que é a substância responsável pela digestão”. explica.
Regime balanceado
A dieta balanceada é a mais indicada, com o uso de rações e produtos determinados, para evitar problemas. "Atualmente já há soluções de lanches que imitam o sabor e odor de chocolate, mas não possui cacau em sua fórmula. Para atender o desejo de tutores e dos pets, é a maneira mais indicada para evitar problemas", finaliza a Médica Veterinária Daiana.
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Animal Center