Plantão Clínica

(48) 9980 2204
(48) 9125 3090


Dicas

Voltar



VACINA GIARDIA

VACINA GIARDIA

A Giardíase Canina é uma das causas mais comuns de problemas intestinais em cães e seres humanos, é uma doença causada por um protozoário, também conhecido por G lamblia ou G duodenalis e hoje é considerada a doença protozoal intestinal clinicamente mais preocupante em cães. Este parasita além de ser responsável por causar danos à saúde dos animais podem tornar-se uma fonte da doença para humanos. A infecção ocorre quando o animal ingere o cisto, (forma em que o protozoário se encontra nas fezes infectadas), através do contato com outros animais, pela água e alimentos contaminados. 

O risco da infecção por giárdia é acentuado com a falta de higiene e certos hábitos alimentares.

Os sintomas são: diarréias intermitente, comprometendo a digestão e a absorção de alimentos, levando a desidratação perda de peso e até mesmo ao óbito as fezes são geralmente são pálidas, moles e féticas, podendo apresentar vestígios de sangue. 

 Os sintomas nos seres humanos são de ordem intestinal, aparecendo entre uma e duas semanas após a infecção, podendo durar de duas a seis semanas ou ainda por longo período. Podendo ser observado diarréia, presença de gases e flatulência, dores abdominais e náuseas. As fezes pode ser oleosa e boiarem na água.  Algumas pessoas com giardíase não apresentam nenhum sintoma.

Diante dos riscos grande da doença, a melhor maneira é a prevenção, com a vacinação que deve ser aplicada em cães com 9 semanas de idade com duas doses com intervalo de 21 a 28 dias. Os cães adultos que nunca foram vacinados contra a giardíase deverão receber 2 doses da vacina. A proteção se dará após 15 dias da 2ª dose da vacina. O reforço é anual com apenas 1 dose.

Além da vacina deve-se sempre manter a higiene pessoal, saneamento básico e cuidado com o manuseio de alimentos e água. A precaução também a ser realizada é a vermifugação periódica com acompanhamento veterinário, para um diagnóstico precoce, e assim o tratamento de animais infectados e ainda a realização de exames regulares para contribuir com o controle da doença. A vacina estimula o animal a resistir ao parasita, mas para o controle desta enfermidade parasitária, deve ser feita anualmente a vacina como reforço, já que a imunidade natural contra Giárdia é de curta duração. Mesmo que os tratamentos são eficazes, a reinfecção em animais é muito comum, devido à dificuldade de se eliminar os cistos infectantes do ambiente. Um animal vacinado, além de protegido contra giardíase, não representará mais uma fonte de infecção a outros animais e a sua família.

 



Voltar para Dicas

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

U. Centro Médico Veterinário: (48) 3045-6262

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Animal Center

Política de Privacidade