Plantão Clínica

(48) 9980 2204
(48) 9125 3090


Dicas

Voltar



CHECK_UP - Diabetes em Cães e Gatos

CHECK_UP - Diabetes em Cães e Gatos

Definição

 Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrina crônica que ocorre nos cães e nos gatos. É caracterizada por um aumento de açúcar no sangue (hiperglicemia) e resulta de uma deficiência em produzir insulina suficiente para as necessidades do animal, ou numa incapacidade de utilização da insulina (raro). A glicemia em cães normais deve ser entre 60-100 mg/dl e em gatos entre 70-170 mg/dl. A glicemia é controlada por diversos hormônios, no entanto, só a insulina (hormônio secretado pelo pâncreas) tem a capacidade de reduzir a concentração de glicose no sangue.

Causas

Os fatores que podem predispor ao aparecimento da doença são: o excesso de peso, anomalias hormonais, predisposição genética, alimentação com dieta caseira, abuso de petiscos veterinários ou de alimentos humanos como: pães, doces, guloseimas, estresse e alguns medicamentos. Nos gatos a maioria dos pacientes desenvolve um tipo de diabetes mellitus insulinorresistente, semelhante à diabetes tipo II observada em humanos, sendo que normalmente esses gatos são machos, castrados, que se tornam sedentários após a castração, o qual não receberam a alimentação correta pós-castração,se tornando obesos.

Manifestação Clínica  

A Diabete afeta a saúde do cão ou do gato acometido pela doença, pois a hiperglicemia provoca perda excessiva de urina e desidratação, sede excessiva, perda de massa corporal, cataratas em cães e podendo ocorrer a perda da visão, bem como déficits neurológicos em gatos, prejudicando a capacidade de locomoção A pele pode ter mais facilmente infecções. A pelagem tende a ficar seca e sem brilho, feia e quebradiça, perda excessiva de pêlos em pacientes descompensados e ainda cães e gatos afetados sem tratamento tendem a estar mais quietos, fracos e intolerantes a atividades físicas. E ainda, muitos deles desenvolvem hipertensão arterial sistêmica, podendo ocorrer complicações cardiovasculares, renais, nervosas e oftálmicas.

Risco e Prevenção

Sem tratamento, a diabetes é fatal. Mas com tratamento e diagnóstico correto e precoce, consegue-se evitar complicações importantes como: a cegueira secundária à catarata diabética, perda excessiva de peso. E ainda ressaltando quanto mais cedo realizado o diagnóstico, dependendo da causa da diabetes, maior a chance de remissão da doença conforme o tratamento que for aplicado. Sendo assim não deixe de levar com frequência o seu pet ao veterinário, e fazer um CHECK-UP. Além disso um veterinário cuidadoso e um proprietário disposto a fazer a sua parte são fundamentais para o sucesso do tratamento. Tratamento Diabetes mellitus Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrina crónica que ocorre nos cães e nos gatos. É caracterizada por um aumento de açúcar no sangue (hiperglicémia) e resulta de uma deficiência em produzir insulina suficiente para as necessidades do animal, ou numa incapacidade de utilização da insulina (raro). Os sintomas mais frequentes num animal com diabetes são perda de peso, aumento da ingestão de água, aumento do apetite, e aumento da frequência urinária. Por vezes surgem complicações como o aparecimento de cataratas, pancreatite, infecções, etc. Estes riscos estão diminuídos se a doença for bem controlada. A diabetes não tem cura, mas pode ser tratada com sucesso.

Tratamento

O sucesso do tratamento de diabetes requer várias condições:

Insulina

Os cães e os gatos com diabetes necessitam de um tratamento com insulina (uma ou duas injecções por dia). A maioria dos animais não responde à medicação oral. O seu médico veterinário indicar-lhe-á a quantidade de insulina a administrar e a frequência.

Alimentação

A dieta e a hora da refeição deverão ser respeitadas. Deverá administrar 2, 3, ou 4 pequenas refeições por dia, conforme prescrito pelo seu médico veterinário, A alimentação livre deve ser evitada.

Exercício

A práica moderada de exercício para seu pet é um complemento muito bom para o tratamento.

Dra. Catiane



Voltar para Dicas

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

U. Angeloni: (48) 3045-3090 | U. Pet-Hotel: (48) 3462-6498
U. Centro Médico Veterinário: (48) 3045-6262

Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Animal Center

Política de Privacidade